28 de outubro de 2010

egocêntrico eu?

Tenho andado com esta palavra em minha cabeça à dias...isto porque me questionaram se eu não seria egocêntrico :s respondi de imediato que não, mas as coisas cá ficaram a dar voltas e mais voltas ao pensamento.
Decidi hoje pesquisar sobre o termo, não fosse eu a ter uma ideia errada e aí ter que dar a mão à palmatória.
De entre as várias coisas que li destaco este excerto:

"Percebe-se que tem predominado o egocentrismo, que, embora seja constantemente confundido com individualismo, na realidade, trata-se de algo muito mais complexo e comprometedor para a estruturação emocional e psicológica do ser humano. É interessante, portanto, explicitar inicialmente que a própria palavra egoísmo é derivada de um ego doentio, exacerbado, que faz com que a pessoa passe a pensar apenas em si mesma, sem considerar os pontos de vista dos outros, valendo-se, exclusivamente, do que entende e acredita como sua verdade. Sendo assim, é desconhecedora da alteridade, que é a possibilidade e a capacidade de se colocar na posição e situação de outrem, de agir de forma desinteressada, já que seus pensamentos, sentimentos e atitudes são sempre voltados para a satisfação de seus próprios interesses.
O egoísta traz dentro de si a necessidade premente de ser sempre o melhor em tudo que faz, de ser a pessoa mais interessante do grupo a que pertence, de obter o sucesso incondicional em todos seus empreendimentos. É sempre movido por más intenções, sente inveja dos demais, cobiça as coisas alheias, (...). Odeia ser contrariado e, caso isso venha a ocorrer, certamente irá se sentir muito ofendido e rancoroso com aquele que, segundo seu raciocínio, ousou lhe afrontar.
Para se afirmar como pessoa necessita vencer, a qualquer preço e, para atingir seu objectivo, não apresenta o menor escrúpulo, vacilo ou remorso em se utilizar de mentiras em situações que envolvam sua responsabilização por actos erróneos cometidos. O que vale para ele é o império de seus desejos e as vantagens que possa vir a obter através da manipulação daqueles que o rodeiam. É óbvio que não considera e desconhece qualquer princípio ético, pois, só se preocupa em conseguir o que deseja e estar satisfeito em relação às suas ambições.
Deduz-se, portanto, que é um ser susceptível e predestinado ao sofrimento, pois, pouco aprende com a dor e com o sofrimento, já que suas escolhas são normalmente ditadas por seu ego centrado apenas em si mesmo, não sendo capaz de se envolver e de desenvolver sentimentos maiores e positivos, como a solidariedade, a fraternidade, a humildade e, especialmente, a alteridade."

Ora bem depois disto, definitivamente, se há coisa que eu não sou é egocêntrico e nem tão pouco tenho traços na minha personalidade...é exactamente o contrario. Se o fosse, com toda a certeza que não estava como estou...
Alteridade é uma característica em mim que me impede ser eu.

Sem comentários: