29 de janeiro de 2011

uma experiencia, uma teoria, uma realidade...

"Janelas Partidas

Um grupo de investigadores deixou um automóvel novinho em folha estacionado no Bronx, um bairro degradado em Nova Iorque. Simultaneamente, deixou um carro igual estacionado em Palo Alto, uma zona rica e pacífica da Califórnia. Em poucas horas a viatura deixada no Bronx foi completamente vandalizada, enquanto a do Palo Alto se manteve intocável.
A experiência, no entanto, não ficou por aqui. Uma semana depois, um dos investigadores partiu um dos vidros do automóvel em Palo Alto, ainda intacto, e o carro acabou por sofrer o mesmo processo que o do Bronx. Foi totalmente destruído.
A partir desta experiência desenvolveu-se a Teoria das Janelas Partidas, que diz basicamente que a destruição gera mais destruição. Se uma casa estiver intacta ninguém lhe toca, mas se essa casa exibir durante algum tempo um vidro partido, outro vidro aparecerá partido mais cedo ou mais tarde, e a partir daí a sua destruição será uma bola de neve.
A minha namorada contou-me esta teoria um dia destes e, independentemente da análise sociológica que cada um queira fazer sobre ela, acho que o Amor também é assim, uma espécie de pau que não se deve quebrar. Depois de um Amor começar a exibir sinais de abandono e mau trato, é muito difícil, para não dizer impossível, travar o processo."

Sem comentários: