19 de julho de 2011

reino louco

"um poderoso feiticeiro, querendo destruir um reino, deitou uma poção mágica no poço onde todos os habitantes bebiam. Quem bebesse aquela água ficaria louco.
Na manhã seguinte, a população inteira bebeu, e todos enlouqueceram, menos o rei - que tinha um poço só para si e para a sua familia, onde o feiticeiro não conseguiu entrar. Preocupado ele tentou controlar a população com uma série de medidas de segurança e saúde pública: mas os policias e inspectores tinham bebido a água envenenada, e acharam um absurdo as decisões do rei, resolvendo não as respeitar de modo nenhum.
Quando os habitantes daquele reino tiveram conhecimento dos decretos, ficaram convencidos de que o soberano enlouquecera, e agora escrevia coisas sem sentido. Aos gritos, foram até ao castelo e exigiram que renunciasse.
Desesperado, o rei prontificou-se a deixar o trono, mas a rainha impediu-o, dizendo: «Vamos agora até à fonte, e beberemos também. Assim, ficaremos iguais a eles.»
E assim foi feito: o rei e a rainha beberam a água da loucura, e começaram imediatamente a dizer coisas sem sentido. Na mesma hora, os seus súbitos arrependeram-se: agora que o rei mostrava tanta sabedoria, porque não deixá-lo a governar o país?
o país continuou em paz, embora os seus habitantes se comportassem de maneira muito diferente da dos seus vizinhos. E o rei pôde governar até ao fim dos seus dias."

by_Paulo Coelho_Veronika Decide Morrer

4 comentários:

Anónimo disse...

Cada um tem os seus principios e valores e cada ser humano segue os seus.. Eu acho que cada um tem um "quê" de loucura e ainda bem! caso contrário seriamos todos como robots..

Su disse...

Quando não os podes vencer, juntares-te a eles parece a melhor solução!

Anabela Prates disse...

Ou então podemos também dizer "virou-se o feitiço contra o feiticeiro" ;)

hug * disse...

never
a isso chamo personalidade não loucura :P

su
sim mas só quando o inimigo permite que nos aproximemos...
*

clara
nem tanto mas sim como a su disse...
beijinho