26 de fevereiro de 2012

ciúme fez de nós homens e mulheres

há histórias que me marcam para sempre esta é apenas mais uma delas...

Segundo Platão, no inicio da criação, os homens e as mulheres não eram como são hoje.
havia apenas um ser baixo, com um corpo e um pescoço, mas a cabeça tinha duas faces, cada a olhar para uma direcção diferente. Era como se as duas criaturas estivessem presas  pelas costas, com dois sexos opostos, quatro pernas e quatro braços...
Contudo os deuses gregos eram ciumentos, e viram que a criatura  que tinha quatro braços trabalhava mais, as duas faces opostas estavam sempre vigilantes e não permitiam ser atacadas à traição, as quatro pernas não exigiam tanto esforço para ficar de pé ou andar por longos períodos, e o mais perigoso ainda era os dois sexos o que fazia com que a criatura não precisasse de ninguém para continuar a reproduzir-se.
Então, Zeus, o supremo senhor do Paraíso, com um raio  cortou a criatura em dois para fazer com que esta perdesse a sua força. Criou assim o homem e a mulher.
Isso fez aumentar a população do mundo e ao mesmo tempo desorientou e enfraqueceu os que nele habitavam - porque agora tinham de procurar de novo a sua parte perdida, abraçá-la novamente e nesse abraço recuperar a força antiga, a capacidade de evitar a traição, a resistência para andar por longos períodos e aguentar o trabalho cansativo. 
A esse abraço em que os dois corpos se fundem de novo num só chamamos de sexo.

5 comentários:

AC disse...

Olha que hoje passei por aqui e já aprendi uma coisa interessante...muito gira esta perspectiva da criação da mulher, e do relacionamento entre os sexos, daí advém a expressão, procurar a cara metade.

beijo* Hug boy

Poison disse...

Gostei! Nunca tinha ouvido esta historia... :)
Ilustra muito bem a procura da nossa alma gémea!

Bruna disse...

Muito interessante e curiosa essa historia. Faz sentido!

hug * disse...

AC
estamos sempre a aprender :)

Poison
uauuu...ja tens uma historia para ilustrares :)

Bruna
tudo tem um sentido, depende é de que prisma a observamos :)

► JOTA ENE ◄ disse...

Gostei da narrativa.

Ciume exacerbado, mata !